sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

A Naturalidade Humana (Parte 3)


Lucanus Cervus


  Muitas pessoas utilizam do argumento de que somente o ser humano possui uma propriedade “mística” chamada subjetividade. Para estas pessoas, a subjetividade é um conceito que enquadra as particularidades dos organismos humanos e é algo que se inter-relaciona com a “personalidade”.

   O conceito de subjetividade possui o mesmo erro conceitual de demais expressões mentalistas. Temos comportamentos observáveis que são atribuídos a personalidade e ao subjetivo, mas não há nenhuma evidência da existência de tais componentes. A nível de argumentação, vamos considerar subjetividade como características individuais dos organismos, sendo a soma de sua história de reforçamento e punições, juntamente com predisposições genéticas. Agora que fizemos alguns esclarecimentos para o âmbito comportamental, vamos ao porquê o ser humano não é mais complexo que demais animais por esta característica.

   Os animais não-humanos também possuem individualidade. Vamos considerar como analogia um besouro (Lucanus Cervus da imagem acima). Observando este inseto, vemos que, apesar de sua aparência observável igual a todos de sua espécie, todos possuem uma história diferencial entre eles. O processo de seleção natural ocorre minuciosamente nestes animais também, sendo assim, a cada novo besouro há características para adaptação ambiental que garantem o sucesso de sobrevivência da espécie. O outro ponto que usamos aqui para definir individualidade é o histórico de reforçamentos e punições, ou histórico de comportamentos adaptativos. Por esta ótica, não é de se estranhar que animais não-humanos, assim como o inseto que referimos acima, possuem uma história de comportamentos adaptativos que o dão a possibilidade de manter-se vivos.

    Talvez para o leitor acostumado com a visão de seres humanos complexos e em prol de uma subjetividade achem este texto simplista. Entretanto, sugiro que vejam somente os conceitos estabelecidos aqui e deste modo mais naturalista de compreender a humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário